terça-feira, 15 de novembro de 2011

Feira do Livro de Porto Alegre


Realiza-se neste momento, aquela que é a maior feira do livro a céu aberto de toda a América: a feira do livro de Porto Alegre. A ombrear com as Jornadas Literárias de Passo Fundo, brilhantemente organizadas pela Drª Tania Rossing, desempeha um papel fundamental, quer na literatura brasileira, quer em toda a literatura da América latina.
Muitos são os escritores portugueses representados e premiados, ao longo das várias edições


Este ano, com um vencedor antecipado, o extraordinário "Don Frutos" do meu grande amigo, o escritor Aldyr Garcia Schlee. Um romance baseado na vida do General Don Fructuoso Rivera. A fronteira  ténue do imaginário do Sul. Lá, onde o samba se confunde com as milongas. E,  as paisagens sempre nevadas da Patagónia, ali tão perto.


"Todos em Jaguarão sabemos quem é Don Frutos. Sabemos que foi presidente do Uruguai por duas vezes; sabemos que vinha vindo do Rio de Janeiro, onde esteve preso na Fortaleza de Santa Cruz e onde passou anos e anos impedido de voltar - proibido de chegar aqui; e de, ao menos, botar o pé ali do outro lado do rio"

In Don Frutos, Aldyr Garcia Schlee, edições ardotempo, Porto Alegre, Brasil

4 comentários:

  1. Querida amiga, que postagem bonita e esclarecedora. Infelizmente a grande mídia brasileira pouco publica a respeito disso. Muito importante aprender com as dicas suas.
    Beijo com carinho.
    Manoel.

    ResponderEliminar
  2. Manoel,

    Se é assim no Brasil, imagine aqui...
    Um sitio onde poderá ir seguindo alguma coisa do que se faz no Brasil:O verdes Trigos http://www.verdestrigos.org/agora/blogger.asp

    ResponderEliminar
  3. Filipa querida

    Fui fonnoaudióloga do Xavantinho. Que saudades senti agora.
    Essa feira é sem dúvida maravilhosa. Tenho uma amiga com livro por lá também.
    Beijinho
    Lucia

    ResponderEliminar
  4. Lucia...alguém, finalmente, que conhece a música do SUL!!! :)
    Bj

    ResponderEliminar