quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Chamem os yuppies!...



Onde estão eles? Os yuppies?
A geração que recuperou o casaquinho assertoado azul escuro e, lhe fez "mix" ao colete do avô, para dar um ar mais "maduro".
A geração que conseguiu acabar com a peúga em Portugal e "reabilitá-la" a pontos de a tornar compatível com um sapatinho church. Com ou sem berloque. De camurça, até,  no último piso, pasme-se!
A geração que do balcão cinzento do banco do Sr. Ferreira da minha rua,  plantou cogumelos coloridos, capazes de transportar qualquer mulher a dias para as Caraíbas,  num lapso de segundo.
Uma pensão de província tranformava-se por artes mágicas e, dois ou três contra placados, num "quase" Hilton .
A receita era simples...um turn down. Un turn off. Um turn qualquer. Et, voilá! Estava tudo fresco outra vez!
Nunca uma simples apresentação a um cliente teve foros de "análise psicotécnica"...até terem chegado. Gestos estudados, passos medidos, mãos posicionadas. A linguagem das cores, dos gráficos em power points a roçar a "guerra das estrelas" nos "efeitos especiais".
Se alguma coisa corria mesmo mal, o que era quase impossível, alavancava-se e pronto.
Os modestíssimos Alfa Romeu dos sonhos dos nossos pais, transformaram-se pelas artes do leasing em BMW's para toda a gente. Até não caberem mais. E em lado nenhum
Dedicavam-se todos a cosas giríssimas: agências de rating, Sociedades de Avaliação. Eram consultores, mediadores."Transaccionavam", "operavam". "Gerencionavam".Trouxeram até a Zara para deleite das senhoras e, a neve para entreter os petizes, longe da maçadora e anti higiénica  areia.
Foi todo um mundo novo. Eles eram os Conquistadores...ou será que eram os piratas?
E agora...que eram tão precisos...desapareceram todos!

5 comentários: