quarta-feira, 16 de março de 2011

Olhó Balão

Acabo de receber a proposta do novo mapa de freguesias de Lisboa...ajeitando o lorgnon, temos assim em primeira análise, que o Alto do Pina gingão vai poder desfrutar de todas as quermesses, da freguesia de S. João de Deus.
Não sei se as freguesias de S. João de Brito + Alvalade (até aqui vá lá...) vão gostar especialmente da "extensão" ao pitoresco da Calçada de Carriche (Campo Grande).
Não, não é por aí...Benfica contínua orgulhosamente só! Nem S. Domingos pense sequer numa aproximação da bicharada de Sete Rios, à ave das voltinhas...
Já aos Mártires, quiça para lhes apaziguar o sofrimento, jutam-se-lhe o Sacramento, S. Nicolau, Madalena, Sta Justa, Sé, Santiago, S. Cristovão/S. Lourenço, S. Miguel, Stº Estevão, o Socorro, que é sempre bom em caso de necessidade e o Castelo, atento e vigilante.
Pior fica a Lapa, local aprazível, na companhia dos defuntos Prazeres...com assistência de Santos. Não sei do de velho a cair da tripeça, se do novo, se de todos juntos.
S. Sebastião da Pedreira, do alto dos seus shoppings culturais, vai ter que ajoelhar em Fátima e fazer mea culpa.
Stº Condestável faz um lindo par com Stª Isabel. Não fosse dar-se o caso de Stª Isabel estar muito bem sozinha no alto da sua colina.
S. Vicente dá um ar de sua Graça e ainda leva a reboque a Sta Engrácia, que não é nome que se apresente.
Olhó Balão na noite de S. João a descer a Penha de França...credo! Felizmente que não há balões em Lisboa, havia de ser bonito.
A Charneca dá a mão à Ameixoeira.
Os Anjos e S Jorge de Arroios ficam com pena da Pena. E, ao Beato, não há quem lhe ponha a mão.
Merçês, S. Paulo e Sta Catarina a deslizar para os Olivais...que é como quem diz para a o bairro da Encarnação.
Perguntam-se o que é que eu acho, em cinco linhas de exactamente 9,5 cm cada uma. Alguma sugestão?

4 comentários:

  1. Senhora Marquesa:
    Com o devido respeito, será que os lisboetas conhecem os oragos das suas freguesias?
    O melhor é juntar essas santas almas (as dos oragos e padroeiros) em confrarias. A piedade cristã dos fregueses veste a opa respectiva e aceita as junções. Ainda verá Alvalade e Benfica a marcharem juntos no universal S.to António...
    Cá para o Norte, as questõs começam justamente porque Santo Adrião e Santa Leocádia andam há séculos de relações cortadas e ninguém consegue reconciliá-los.

    ResponderEliminar
  2. Pois claro que conhecem.
    Mas nem me fala nas marchinhas e muito menos nesse assunto da freguesia de Alvalade e da de Benfica...felizmente têm a segunda circular ( que rico nome para uma freguesia) no meio. É que agora veja lá a minha ralação, também tenho aqui um papel a preencher, para sugerir nomes para as freguesias...

    ResponderEliminar
  3. Marquesa, e como é que fica a zona de S. Bento? Só a Rua de S. Bento parece que é disputada por 5 (cinco) freguesias. Quanto à pitoresca Calçada de Carriche, por que não riscá-la suavemente do mapa? ;-D

    ResponderEliminar
  4. Pudera ele é tostas, ele é bifes ele é tudo quanto há em S. Bento... Apesar da cada vez maior inclinação e, da tendência crescente para o esburacamento.
    Quanto à Calçada de Carriche coitada, entalada etre os cocorocós o Campo Grande e os complexos de Loures, não vai longe...aposto que ninguém a vai disputar.

    ResponderEliminar