quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Lugar



Parto depressa. Apesar disso, o tempo escoa - se devagar por entre cada um dos meus passos.  Por causa do que vivi aqui, presumo. Ou então, por causa do que julguei ter vivido aqui.
Não olho para trás. A mala de mão, pesada, transporta apenas o meu olhar embaciado.
Não sei quando perdi o resto do meu sorriso, debruçada que vivi tanto tempo, na balaustrada de um infinito sem nenhum espaço.
Hoje, sem nada, nem sequer o meu sorriso, parto. Muito depressa. Sou apenas água que estremece e me afoga devagarinho. Muito devagarinho. Uma corrente de água e a respiração entrecortada pelo vento a anunciar outras paisagens. Caminharei inteira e lá, onde a travessia se fará passagem, construirei então o meu lugar.

Filipa Vera Jardim

Imagem: "The Human Condition" René Magritte 1933

 

6 comentários:

  1. Há um lugar que é o Lugar!Cada um de nós deverá ter o seu!É como se o Infinito o permitisse,para podermos lá voltar sempre que o chão nos foge.Ali há segurança,o céu é azul
    e a brisa sopra suave!Não convém permanecer lá muito tempo.É como se se perdesse a magia que ele contém.Ali repousamos da viagem,mas não crescemos em conhecinento e sabedoria.Só repousamos!No regresso poderemos ter de atravessar um mar tempestuoso que há que enfrentar.
    Podem existir sucedâneos,mas falta-lhes o essencial - a alma!
    Exacto!Todos os lugares têm uma alma que de tão súbtil,pode nunca vir a ser perceptível pelos demais.É um tesouro que guardamos ciosamwnte!Ninguém o pode usurpar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade o lugar é mágico e único. Obrigada Concha. Um bom fim de semana

      Eliminar
  2. Uma despedida que transborda sentimentos e sensibilidade.
    Parabéns pela prosa poética.
    Beijinhos
    :)
    http://olharemtonsdemaresia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela visita e pelo comentário. volte sempre. Bj

    ResponderEliminar